Décadas de moda


Olá queridas, enquanto o post sobre efeitos não fica pronto vou postar outra coisa. Mexendo nas minhas revistas antigas achei uma matéria interessante na falecida Smack! sobre as décadas da moda e resolvi fazer um post sobre isso.


As garotas da época suspiravam por James Dean e Elvis Presley. Usavam saias bem amplas e rodadas, as chamadas saias godês, que ficaram famosas como as criações do estilista Christian Dior. As musas da época eram as atrizes Brigitte Bardot, Doris Day e Elizabeth Taylor. Era moda usar uma cintura apertada para ter uma cintura fininha, e saias de tulê por baixo para ficar com as saias godê bem fofas. As adolescentes vestiam essa saia com blusinha, meia soquete e sapatos esporte de amarrar chamados saddle shoes, além de rabo de cavalo. A grande moda era o uso dos óculos "gatinha", puxadinhos nos cantos.


A era dos jovens rebeldes, que ditavam a moda para serem diferentes de seus pais. Nessa época era moda ser hippie, acreditar na lei do Paz e Amor, usar saias compridas e flores nos cabelos. Os meninos usavam calças jeans boca de sino justas em cima e bem largas nos pés , com camisas de cores vivas e brilhantes. A estilista Mary Quant divulgou a minissaia para o mundo todo e tudo o que os Beattles usavam virava mania. Os estilistas que marcaram a moda foram: Mary Quant; Jean Cacharel, que criou entre outros modelos a blusa com gola alta que até hoje leva seu nome; André Courrèges, o "estilista espacial" e suas criações futuristas; Yves Saint-Laurent, que criou o vestido trapézio e roupas com desenhos geométricos e patchwork, e Pierre Cardin, que criou desde vestidinhos e casacos que se abriam a partir das golas até modelos de luxo.

Nos anos 70 na Inglaterra surgiu o movimento punk, que foi adotado por estudantes, desempregados e adolescentes. A estilista preferida dos punks era Vivienne Westwood, que usava suas roupas estopa e trapos velhos. Era moda usar bijuterias punk e cabelos bem curtos e despenteados, mesmo pra quem estava fora do movimento. Os grandes estilistas da época foram Gianni Versace, que misturava formas vaporosas e malha com couro, além de Calvin Klein e Ralpf Lauren, que apostavam em roupas masculinas para mulheres. Era chique ir as festas usando jeans, camisetas e blazers. No Brasil, era moda usar sapatos de plástico com meias lurex, estilo que fazia sucesso com a novela Dancing Days.

A moda era usar ombreiras, e das bem grandes! É a era da moda yuppie, com roupas certinhas, sóbrias e cabelos curtos. Os adolescentes usavam jeans, camisetas e blusões de moletom com nomes de universidades e times. Quem ditava a moda eram os cantores Michael Jackson e Madonna. Ralph Lauren lançou a moda inspirada nos pioneiros do oeste americano, com saias rodadas longas, sapatinho fechado e casaco de malha transpassado. Também estava na moda usar camisetas grandonas com calças bem justas, de lycra, e cabelos repicados.
A alta-costura que antigamente mandava no que o público usaria na próxima estação, virou um show de exageros e imaginação. São os cantores que ditam a moda. Adolescentes passam a copiar as roupas dos ídolos de rap e hip hop, com os bonés virados para trás e roupas bem largas. Graças a uma maior consciência ecológica as peles de animais são substituídas por casacos de materias sintéticos. Algumas jovens preferem o estilo destroy, com calças rasgadas de propósito. Muitos outros adotam o estilo grunge, com camisas de tecido xadrez, bermudões largos e botas, seguindo a moda das bandas Nirvana e Pearl Jam.



















É isso, espero que tenham gostado!

bjos

11 comentaram:

Natália das Luzes disse...

E agora vale tudo! \o/

Anônimo disse...

Ah eu amo os anos 80, tipo foi a década!
beijos

anne. disse...

nossa, adorei... ótima matéria *-*
essas imagens tipo que ''recortadas'' ficaram lindas *-*
#como fas ?/

adorei mesmo... xoxo

Gabriela S. * disse...

LINDA a materia,e bom relembrar como tudo começou ate os dias de hoje.
O blog ta lindo.
Beijos e sucesso !

Ana Clara disse...

Muito bom o post, super bem elaborado.
e eu amo a decada de 50 as mulheres eram bem femininas sabe

bjss

Lívis disse...

Nossa muito legal!
seu blog é muito lindo!
Beijos Lívia!

Anônimo disse...

Eu quero usar os vestidos dos anos 50.
O post tá super! Arrasou na montagem das fotos.

Jess disse...

A moda dos anos 50 era linda *---* Eu queria aquelas roupas, todas elas incluindo os vestidos de bolinhas, os lenços no cabelo *--*
Adorei o post!

Marília Gehrke disse...

Acredito que a moda seja nada mais do que um reflexo do comportamento humano, já que muda com bastante frequência. Gostaria de te parabenizar pelo post - com uma pincelada de cada época a compreensão das mudanças da moda fica mais clara para pessoas que, assim como eu, pouco entendem do assunto ou pesquisam sobre.
Pelo que li na descrição do perfil, tu parece ser uma guria bastante autêntica, o que certamente reflete no blog. E o melhor: também não é fã de crepúsculo!
Beijos.

Bruna disse...

Adoro as décadas 50 e 60, são as minhas influências preferidas na moda de hoje! Claro que o estilo punk hoje em dia é lindo também, é uma influência que tendeu a um estilo mais chic, isso tudo devido as suas raizes. Mas essa coisa de boca larga, rippie eu não curto muito. Década de 50 foi cheia de mulheres lindas, as famosas pin-up super sensuais que pregaram como nunca antes feminilidade! Amo.
beijos

Carolinne disse...

Muito legal né! O estilo muda a cada época, moda vai moda vem! :D


Adorei o blog


bye







Design e código feitos por Julie Duarte. Personalizado por Maria Luisa.